RESENHA: Eu Sou Um Gênio De Maldade Inenarrável e Quero Ser Seu Presidente de Turma

Bom, essa é uma resenha toda especial. Até por que esse foi um livro muito especial! Não gosto de limitar algumas coisas na minha vida… Acredito que a gente pode se surpreender com a possibilidade de se aventurar no desconhecido. E na literatura também sou assim. Não gosto de me fechar em um gênero ou estilo. Sempre é bom ir além…
Como professor de anos iniciais do ensino fundamental, sempre gostei de ler os livros que estão na faixa etária dos meus alunos. Até por que isso torna você mais próximo do universo deles… Mas isso é desculpa! KKKKKK, eu gosto de ler infanto-juvenis mesmo! E há algum tempo me deparei com esse livro com um capa americanizada demais e com um título enorme: EU SOU UM GÊNIO DE MALDADE INENARRÁVEL E QUERO SER SEU PRESIDENTE DE TURMA.


Parecia ao mesmo tempo assustador e impróprio tudo aquilo num título. Mas a curiosidade foi maior. Li algumas resenhas do livro… e ai que minha curiosidade se transformou em vontade. E saciei-a.

O livro escrito por Josh Lieb é uma graça. Humor do início ao fim! Quando você imagina que acabou o “arsenal” de maldades e de bom humor, você se assusta com uma rajada logo a frente… Incrível! O cara sabe muito bem usar as palavras para tirar não um sorriso, mas gargalhadas em toda leitura. Com um jeito franco, forte, mas com uma linguagem e estilo juvenil o livro tem um ritmo de leitura rápido. Com muito exagero ( de forma positiva) e situações inimagináveis em seu todo o seu conteúdo, o livro se torna uma ficção deliciosam do tipo que a gente sempre pensa: “Isso é impossível, mas quem se importa, só quero me divertir!”
A história é de Oliver Watson é um garoto que está cursando o oitavo ano na Escola Fundamental Gale Sayers. Ele é um gênio. Não apenas inteligente, mas ele é uma das maiores mentes que a humanidade já teve a oportunidade de conhecer. Não é exagero, é um fato. Mas para todo o colégio e sua família ele é parece um abobalhado, medroso e desengonçado. Esse é o seu disfarce.
Mas não o subestimem, ele é mesmo um gênio. Um gênio do mal.

“Sou mau porque realmente não me importo com o que é melhor para o mundo. Minha preocupação é com o melhor para mim. Particularmente, não respeito o planeta nem os vermes bípedes que o infestaram.”

(p. 100-101)

Ele é um garoto gordinho com sardas que gosta de sanduíche de marshmallowm e pasta de amendoim. Sua banda favorita é Beefheart. Adora queijo quente que sua Mamãe faz sempre que chega à sua casa. Tem uma linda cadela chamada Lollipop, que é sua grande amiga.

“Lollipop é um tipo de criatura completamente diferente. Comprida, magra, desenvolta; ela é um pit bull vira-lata muito, muito musculosa e muito rajada. Seus dentes são como adagas brancas, e as pernas parecem estalactites manchadas e os cílios são belos e mais delicados que as asas de um fada.”

(p. 28-29)

Até ai tudo parece bem normal não é? Mas não o subestimem. Ele comanda uma mega e colossal organização de alcance mundial. Sim, e ele é apenas um garoto. Mas eu lhe disse no início dessa resenha que ele era um gênio, não disse?

Bem, mas esse gênio se depara com a mais nova, estimulante e incrível empreitada da sua vida: Ser candidato para presidente da sua turma. Mas ele não é um gênio? Sim, ele é ( Não consigo parar de dizer que ele é um gênio… KKKKKKKKKK). Mas ele nunca se sujeito a lidar com pessoas de nível mais baixo que ele. E as surpresas do livro começam ai. O seu Papai  é seu grande incentivador… bem nem tanto um incentivador. É que Oliver Watson, o gênio, acredita que seu pai é seu maior arqui-inimigo por que ele sente que não é tão amado pelo pai como deveria. E como seu progenitor foi um presidente de turma, ele sente que também pode ser…

Juntamente com personagens hilariantes e muito bem construídos como o professor Moorhead que se considera descolado e que recebe mensagens hilárias e fortes escritas no cigarro que fuma, o menino mais ridículo da escola chamado Randy Sparks, a sabichona do oitavo ano Pammy Quattlebaum ( que surpreende na página 258… sim, isso é tortura e aprendi com Oliver Watson Junior, KKKKKKKKKKKK ), a maligna e ao mesmo tempo incrível Tatiana ( Quando ele chama o Oliver de Gorduchinho é tão romântico e assustador… kkkkkkkkkkkk), e o milionário Lionel Sheldrake ( que é uma peça fundamental em todo o livro e não vou contar o por quê. Novamente tortura aprendida com o meu novo herói Oliver Watson Junior).

Um livro gostoso e que surpreende. Por ser um livro infantojuvenil , as imagens vem bem a calhar.

A Galera Record acertou bem na edição brasileira, apesar de não conhecer a edição americana. Mas percebesse que a editora fez um belo trabalho. Apesar de ter situações bem americanas, mas qualquer garoto, garota ou adulto que goste de ver filmes ou seriados americanos entenderá  muitas das situações descritas ali.

No início dessa resenha eu disse que ela era especial. Sim, e é. Por dois grandes motivos. Ler literatura infanto juvenil de qualidade hoje não está tão fácil e essa é das melhores. E em segundo , é último lugar, adoro ler e recomendar livros e essa leitura me lembrou alguns amigos em muitos momentos da leitura com Aída Souza, Rafael Machado, Sarah Fernanda, Angélica Medrado, Letícia Soares… mas o tempo todo eu imagina a cara de João Victor, filha de minha amiga Danielly Patrícia lendo. E sei que ele vai ler em breve e vai adorar… assim espero. João essa resenha é dedicada a você!

Se você,querido leitor desse blog,  pretende ter uma leitura leve e hilária não consigo pensar em outro livro pra indicar. EU SOU UM GÊNIO DE MALDADE INENARRÁVEL E QUERO SER SEU PRESIDENTE DE TURMA entra para o hall dos meus livros favoritos por sua incrível facilidade de fazer rir e dar sentido a expressão “Leia e divirta-se”. Mais que recomendado…
Pra terminar essa resenha uma última citação, bem curta, que deixa bem claro como Oliver Watson Junior se define.

“Para refletir: Eu sou o malvado”
(p. 274)

LEIAMOS!

Livro: Eu Sou O Gênio De Maldade Inenarrável E Quero Ser Seu Presidente de Turma

Autor: Josh LIeb

Título Original: I Am A Genius Of  Unspeakable Evil And I Want To Be Your Class President

Tradução: Maria P. de Lima
Número de páginas: 328
Editora: Galera Record

Melhor Personagem:  Sem dúvida a melhor personagem é o Oliver Watson. Mas seria muito óbvio isso. Por isso resolvi falar de outra personagem muito cativante que é Tatiana Lopez, que é considerada pelo nosso gênio a garota mais cruel da escola. Vemos as artimanhas de Tatiana e muitas vezes pode ser assustadoras, mas ela só quer uma coisa… fazer o bem pro seu Gorduchinho. Ela conquistou meu coração.

Avaliação:

Sobre o Resenhista:

Fabiano Fabiano Baloo é apaixonado por histórias. Ele é leonino, gosta de chocolates, pizza, coruja e a cor amarela . Adoraria ter se formado em Hogwarts.
6 pensamentos sobre “RESENHA: Eu Sou Um Gênio De Maldade Inenarrável e Quero Ser Seu Presidente de Turma

  1. Hummm que chá maravilhosooo.. É muito bom se deliciar com uma boa leitura.. E ela se torna ainda mais saborosa quando temos uma introdução assim… Fabiano adorei sua Resenha e estou curiosa para conhecer Oliver Watson e cair na gargalhada também…

    • Obrigado Danilo… que bom que gostou! Hehehehe… Quanto encontrar o livro em PDF não sei onde encontrar… mas se vc esperar um pouco o meu exemplar está emprestado para uma amiga. Mas já soube que breve irá me devolver… se a “geniazinha” da sua casa aguardar, te passo assim que estiver em minhas mãos!

Deixe um comentário

