RESENHA: A Iniciação (Círculo Secreto – Vol. 1)

Pra quem não sabe, sou fã de livros com temática sobrenatural. Claro, desde que não tenha nenhum vampiro que brilhe à luz do sol. (Sim, sei que vocês entenderam o que eu disse, mas não me crucifiquem por isso, é questão de gosto apenas! Rsrsrs…) E por isso venho trazer como primeira resenha do Chá de Histórias, um livro com esse assunto. Vou falar para vocês sobre A Iniciação.

Cassie Blake se considerava uma adolescente americana comum. Mas não é. No início do livro vemos uma amizade meio bizarra entre ela e a irritante Portia. Elas estão na praia de Cape Cod, e Cassie está odiando aquele passeio. Até que por um fato inusitado, ela salva a pele de um estranho (e sexy) jovem. O encontro deixa lembrança, como uma pedra da sorte de calcedônia dada pelo jovem à Cassie. Mas as surpresas não param por aí. Ao chegar a sua casa se depara com a notícia de que ela e sua mãe, Alexandra Blake, irão morar com a avó materna, Howard Blake, em New Salem. Detalhe sórdido: Ela nunca conheceu essa tal avó. Uma mudança e tanto.

“Na realidade, por um instante Cassie queria ir até a mãe, abraçá-la e dizer que tudo ficaria bem. Mas não conseguiu. O carvão pequeno e quente de ressentimento que ardia em seu peito não permitiu. No entanto, por mais preocupada que a mãe estivesse, não tinha de enfrentar a perspectiva de ir para uma escola nova e estranha num estado a 5 mil quilômetros do lugar ao qual pertencia.” (Página 17)

Estranhas sensações com a natureza e seus elementos começam a ser sentidas pela jovem. O que cada vez mais começa a intensificar com o passar do tempo. Ao chegar a New Salem, Cassie depara-se com uma cidade até legal, mas com uma avó estranhamente diferente que mora em uma casa antiga, localizada numa parte distante de tudo da cidade: rua Crowhaven Road, número 12.

“As tábuas rangiam sob os tênis de Cassie e as luminárias no alto das paredes vacilavam de um modo inquietante à passagem das três. Uma de nós devia estar segurando um candelabro, pensou Cassie. A qualquer minuto ela esperava ver Tropeço ou o Primo It descendo o corredor na direção delas.” (Página 48)

A adolescente e nova moradora de New Salem começa a ter experiências incríveis, a ligação com a natureza e seus elementos, mas que nem ela mesma consegue explicar tornam-se mais freqüentes, então começa a incomodar, mas ela prefere não tentar compreender realmente o que está acontecendo. Mas o começo de Cassie na nova cidade não é nada bom, principalmente seu primeiro dia de aula na New Salem High School. Lá conhece uma galera barra pesada. E a palavra “Clube” é o que mais ouve. Uma das pessoas mais marcantes para ela nesse primeiro dia é Faye Chamberlain.

“Havia uma menina parada ali, a mais incrível que Cassie já tinha visto na vida. Uma garota grande, bonita, ao mesmo tempo alta e voluptuosa. Tinha cabelos pretos como breu e a pele clara traziam um brilho de confiança e poder.” (Página 64)

As coisas para a adolescente novata, apesar de descobrir que o tal Clube é uma reunião dos mais populares na escola, continuam cheias de estranhos acontecimentos. Nesse ínterim, ela consegue fazer amizades. Outras pessoas interessantes passam a ser o centro da atenção de Cassie, como a doce e meiga Diana. Mas os populares também escondem segredos, e segredos muito obscuros…

Cassie tornou-se amiga de Diana, a linda líder do Clube, desejando também fazer parte do Clube, mas Diana a repreende dizendo que acha melhor não. Mas a vontade é maior… Após um incidente (ou acidente, como queiram) bastante mórbido faz com que ela seja escolhida a entrar no Clube, mas para isso ela terá que participar de um ato de iniciação (Entenderam agora o título do livro, Nhaaaaaaaaaaaam!). E é aqui que as coisas começam a ficar mais estranhas e eletrizantes: o jovem que ela encontrou na praia de Cape Cod reaparece. A pedra de Calcedônia não é uma simples pedra, e os sentimentos de Cassie nunca mais serão os mesmos. Todas as estranhas sensações e reações que ela tinha quando se “ligava” à natureza e seus elementos agora parecem mais do que justificados. E o clube não é só uma reunião de jovens populares… Eles são um Coven, um tipo de clube de bruxas. Sim, eles são bruxos!

Bom, prefiro parar por aqui. Pois não será possível continuar sem escrever nenhum spoiler.

O livro tem altos e baixos. A autora L.J. Smith sempre tem esse poder sobre mim, desde quando li os quatro primeiros livros da série Os Diários do Vampiro. Nesse, que abre a saga Círculo Secreto”, não foi diferente. O início do livro é bem chato, monótono e “adolescente” demais. Quase tive vontade de abandonar a leitura e não voltar mais. Sério! Mas sou persistente e ainda bem que sou.

A história poderia ser desenvolvida melhor e contar com elementos mais estratégicos. Cassie é uma personagem que não cativa tanto na primeira lida – o que é estranho, por ser a personagem principal. Não sinto nela uma conformidade, pois ao mesmo tempo em que é muito (mas muito mesmo) chata, tem um carisma. Há certas personagens soltas como sua mãe, que até por certa conversa entre Diana e Cassie, transparece ter importância na história, o que não é tão utilizado.

Mas nem tudo são espinhos e falhas na escrita da história. Algo de bom é salvo. Após a iniciação no Coven , a coisa começa a melhorar (e muito). Alguns pontos soltos começam a ser amarrados e com as páginas do último capítulo me entreguei à história e fiquei louco para ler a continuação. O final é eletrizante, instigante e bastante maléfico, do jeito que eu gosto.

A série foi lançada nos E.U.A no ano de 1992 contendo três livros. No ano de 2011 chegou ao Brasil apenas o primeiro volume. Agora é esperar a Galera Record lançar os próximos.

No ano passado também foi lançada pela CW a série televisiva chamada “The Circle Secret” baseada na literária. Bom, após ler o livro, assisti aos quatro primeiros episódios. Só um detalhe, a plot do livro e da adaptação para a TV é a mesma: uma garota que se vê envolvida em estranhos mistérios e entra para um círculo secreto, um clube de jovens que descobrem serem especiais e com poderes nunca imaginados. (Medo de dar Spoiler… KKKKKKKKKKK). Tirando a plot e os nomes das personagens mais nada tem em comum. São muito diferentes. E as duas valem a pena.

Leiamos!

Essa é a capa da edição americana. E aí, o que acharam?

Essa capa é linda. A Galera Record caprichou! É bem melhor que a edição americana.

Livro: A Iniciação

Série: Círculo Secreto.

Autora: L.J. Smith

Tradução: Ryta Vinagre

Editora: Galera Record

Número de páginas: 256

Melhor Personagem: Faye Chamberlain. (Vilãs, quase sempre elas!)

Por que tomar um chá lendo essa história: Todo histórico e motivação da formação do Clube do Círculo Secreto é muito bem elaborado.

Avaliação:

Sobre o Resenhista:

Fabiano Fabiano Baloo é apaixonado por histórias. Ele é leonino, gosta de chocolates, pizza, coruja e a cor amarela . Adoraria ter se formado em Hogwarts.
Anúncios

11 pensamentos sobre “RESENHA: A Iniciação (Círculo Secreto – Vol. 1)

  1. Olá! Ainda não conhecia o seu blog, essa é a primeira vez que o visito… E achei muitíssimo interessante! Eu acompanho a série “The Secret Circle” na TV, realmente vale a pena; e agora, com a sua resenha, fiquei interessado em ler o livro também!
    Se estiver interessado, gostaria de convidá-lo a, assim que quiser, escrever uma matéria para o meu blog! =)

    • Obrigado Arthur… também estou acompanhado a série televisiva. Estou gostando muito. Tem elementos bem interessantes além de achar que a Natasha Henstridge que tá arrasando. E quanto a matéria… uau, seria bem legal. Entre em contato e veremos, ok? Abraços!

  2. Li resenha Circulo Secreto,interessante e curiosa a historia!
    A capa americana não tem “Chan” caprichada como a nossa !!!!
    Vou ser leitora assídua deste blog inteligente,feito por gente inteligente !
    Adorei o chá…bjos!

    • Obrigado por sua visita aqui… Sim, a capa americana é bem fraquinha! Eu adorei o trabalho gráfico que a Galera Record faz com os seus livros. E venha sempre mesmo, teremos uma xícara a sua espera.
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s